04 dezembro 2006

amaciando

"virei outro. tratei de reler os clássicos que me mandaram ler na adolescência, e não agüentei. mergulhei nas letras românticas que tanto repudiei quando minha mãe quis me forçar a ler e gostar, e através delas tomei consciência de que a força invencível que impulcionou o mundo não foram os amores felizes e sim os contrariados. quando meus gostos musicais entraram em crise me descobri atrasado e velho, e abri meu coração às delícias do acaso.
me pergunto como pude sucumbir nesta vertigem perpétua que eu mesmo provocava e temia. flutuava entre núvens erráticas e falava sozinho diante do espelho com vã ilusão de averiguar quem sou. era tal meu desvario, que em uma manifestação estudantil com pedras e garrafas tive que buscar forças na fraqueza para não me colocar na frente de todos com um letreiro que consagrasse minha verdade: estou louco de amor.
obnubliado pela evocação inclemente de degaldina adormecida, mudei sem a menor malícia o espírito de minhas crônicas dominicais. fosse qual fosse o assunto as escrevia para ela, nelas ria e chorava para ela, e em cada palavra se ia a minha vida. no lugar da fórmula de folhetim tradicional que as crônicas tiveram desde sempre, as escrevi como cartas de amor que cada um podia tornar suas. propus ao jornal que o texto não fosse levado às linotipo mas publicado em minha caligrafia florentina. o chefe da redação, é claro, achou que era outro acesso de vaidade senil, mas o diretor geral o convenceu com uma frase que até hoje continua solta pela redação :
- não se engane: os loucos mansos se antecipam ao porvir.”

(trecho do livro "memórias de minhas putas tristes", de gabriel garcía márquez)

_ confessa: vc estava morrendo de saudade de mim, não tava?
_ é. tava mesmo...
_ então eu vou te encher de beijo!
_ por isso?
_ consegui a mão. agora quero o braço.
(...)

Um comentário:

barbara disse...

me permito uma intromissão pra que vc sempre se intrometa em meu blog quando quiser, tá? desculpa falta de decoro, mas passou despercebido um impulcionou, que na verdade deveria ser impulsionou, na transcrição do g g marquez... lóoooogico que sempre passam errinhos, ai, esse nosso português dos s, x, z, sc, ç... ninguém merece! no mais, seu blog é delicioso! Vim por indicação da Priscilla...